PROPOSTA NOTA MIL 01: Alfabetização na Idade Certa

Confira a 1ª Proposta de Redação Modelo ENEM do Texto Nota Mil:

INSTRUÇÕES:

1.       O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.

2.       A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.

3.       Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que

3.1.    tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

3.2.   fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

3.3.   apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

3.4.   apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.


TEXTO I:

Durante a pandemia da Covid-19, o país retrocedeu 15 anos na alfabetização de crianças em um cenário que já não era considerado ideal pelos especialistas. O levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, em 2019, a taxa de crianças fora das escolas era de 1,39%. Em 2020, esse número saltou para 5,5%.

Os motivos que agravaram a situação foram a evasão escolar e pouco tempo em sala de aula, por conta das restrições impostas pelo coronavírus. Além disso, os investimentos considerados essenciais para a recuperação do patamar educacional antes da pandemia foram reduzidos em 93,5% dos municípios brasileiros, de janeiro a agosto de 2021, de acordo com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Segundo o economista e pesquisador da FGV, Marcelo Neri, há um atraso educacional muito relevante. A grande piora foi observada nos alunos dos cinco aos nove anos de idade, grupo em que os indicadores educacionais estavam em maior melhora nos últimos 40 anos.       

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/)

 

TEXTO II:

Fabiano, personagem sertanejo de "Vidas Secas", o analfabeto mais notável da literatura brasileira, "dava-se bem com a ignorância", escreveu Graciliano Ramos, mas sonhava com os filhos na escola "aprendendo coisas difíceis e necessárias".

Mais de seis décadas depois da publicação do romance, pesquisa da psicóloga Ana Lúcia Paes de Barros, da Universidade Estácio de Sá, constatou que a maioria dos analfabetos percebe o analfabetismo como uma espécie de impotência parecida com a vivida por Fabiano.

"A maioria deles fala disso quando perguntamos como é ser analfabeto: humilhação e impotência são sentimentos que aparecem muito frequentemente", afirma Ana Lúcia, que pesquisou jovens e adultos em processo de alfabetização.

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1406200903.htm


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a promoção da alfabetização na idade certa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Comentários