Confira a 1ª Proposta de Redação Modelo ENEM do Texto Nota Mil:
INSTRUÇÕES:
1. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.
2. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
3. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que
3.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
3.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
3.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
3.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTO
I:
Durante a
pandemia da Covid-19, o país retrocedeu 15 anos na alfabetização de crianças em
um cenário que já não era considerado ideal pelos especialistas. O levantamento
da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que, em 2019, a taxa de crianças fora
das escolas era de 1,39%. Em 2020, esse número saltou para 5,5%.
Os motivos que
agravaram a situação foram a evasão escolar e pouco tempo em sala de aula, por
conta das restrições impostas pelo coronavírus. Além disso, os investimentos
considerados essenciais para a recuperação do patamar educacional antes da
pandemia foram reduzidos em 93,5% dos municípios brasileiros, de janeiro a
agosto de 2021, de acordo com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Segundo o economista e pesquisador da FGV, Marcelo Neri, há um atraso educacional muito relevante. A grande piora foi observada nos alunos dos cinco aos nove anos de idade, grupo em que os indicadores educacionais estavam em maior melhora nos últimos 40 anos.
(Disponível
em: https://www.cnnbrasil.com.br/)
TEXTO II:
Fabiano, personagem sertanejo de "Vidas
Secas", o analfabeto mais notável da literatura brasileira, "dava-se
bem com a ignorância", escreveu Graciliano Ramos, mas sonhava com os
filhos na escola "aprendendo coisas difíceis e necessárias".
Mais de seis décadas depois da publicação do
romance, pesquisa da psicóloga Ana Lúcia Paes de Barros, da Universidade
Estácio de Sá, constatou que a maioria dos analfabetos percebe o analfabetismo
como uma espécie de impotência parecida com a vivida por Fabiano.
"A maioria deles fala disso quando perguntamos
como é ser analfabeto: humilhação e impotência são sentimentos que aparecem
muito frequentemente", afirma Ana Lúcia, que pesquisou jovens e adultos em
processo de alfabetização.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1406200903.htm
A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade
escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a
promoção da alfabetização na idade certa no Brasil”, apresentando
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Comentários
Postar um comentário